1ª Mostra

    1ª MOSTRA DE CINEMA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE








FILMES



FILHAS DO VENTO


Diretor: Joel Zito Araújo

Uma lírica história de redenção amorosa entre irmãs, mães e filhas. Reunindo o maior elenco negro da História do Cinema Brasileiro, o filme aborda temas pertinentes às mulheres de qualquer parte do mundo. Mas, em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, os fantasmas da escravidão e do racismo acentuam os dramas das personagens de forma sutil e poderosa. Em uma impactante peça ficcional de cunho político e social, o diretor Joel Zito Araújo, do aclamado A negação do Brasil, substitui os papéis estereotipados, comumente interpretados por atores negros nas telenovelas brasileiras, por uma rica e multifacetada construção de personagens, mesmo quando habilmente emprega diversos recursos da dramaturgia da telenovela para se comunicar com grandes audiências.

Ficha Técnica

Direção
Joel Zito Araújo

Elenco
Ruth de Souza
Milton Gonçalves
Lea Garcia
Taís Araújo
Maria Ceiça
Thalma de Freitas
Danielle Ornelas
Rocco Pitanga
Zózimo Bulbul
Jonas Bloch
Kadu Carneiro
Cida Moreno
Kenya Costa
Mônica Freitas
Vitória Viana
Beatriz Almeida

Equipe Técnica

Roteiro: Di Moretti
Argumento original: Joel Zito Araújo
Direção de fotografia: Jacob Sarmento Solitrenick
Som direto: Toninho Murici
Edição de som: Daniel Mazucca
Montagem: Isabela Monteiro de Castro
Direção de arte: Andréa Veloso
Música: Marcos Viana
Produção: Márcio Curi e Carla Gomide
Ano de produção: 2004


CARTOLA

Diretor: Lírio Ferreira e Hilton Lacerda

Cartola é um documentário de longa-metragem de 90 minutos feito prioritariamente para cinema, mas com grande chance de realizar uma bela carreira também na televisão e em DVD, tanto no Brasil como no exterior.

A narrativa de Cartola possui duas partes distintas: a testemunhal vinda de pessoas que conviveram com Cartola, daquelas que ainda fazem parte do cotidiano do Morro da Mangueira, de representantes da música popular, críticos e historiadores; e a montagem iconográfica, a parte mais inventiva desse painel com colagens de imagens que nos remetem a fatos, personagens, depoimentos históricos e à cultura de uma época.

É a partir daí que vamos desbravando uma época e relacionando Cartola com seu espaço, usando a música como decodificador e criando assim o miolo de nosso documentário. A realização brincará com suportes diferentes em sua captação, criando uma dinâmica de texturas e linguagens. Imagens documentais se misturarão às fictícias, onde se destacarão a vida e a poesia do compositor Cartola, ultrapassando, assim, a fronteira entre a realidade e a ficção, deixando que elas dialoguem entre si. Cartola se propõe a estimular uma nova perspectiva na forma de tratar a nossa história, oferecer um ângulo inovador de observação para discutir esse atribulado século.
Ficha Técnica

Produção executiva: Clélia Bessa
Direção de fotografia: Aloysio Raolino
Direção de arte: Cláudio Amaral Peixoto
Direção de produção: Marcelo Ferrarini e Paola Vieira
Som direto: Valéria Ferro
Montagem: Mair Tavares
Consultoria: Elton Medeiros
Consultoria jurídica: Dario Corrêa
Ano de produção: 2006



LÍNGUA – VIDAS EM PORTUGUÊS


Diretor: Victor Lopes

Todo dia duzentas milhões de pessoas levam suas vidas em português. Fazem negócios e escrevem poemas. Brigam no trânsito, contam piadas e declaram amor. Todo dia, a língua portuguesa renasce em bocas brasileiras, moçambicanas, goesas, angolanas, japonesas, cabo-verdianas, portuguesas, guineenses. Novas línguas mestiças, temperadas por melodias de todos os continentes, habitadas por deuses muito mais antigos, e que ela acolhe como filhos. Língua da qual povos colonizados se apropriaram e que devolvem agora, reinventada. Língua que novos e velhos imigrantes levam consigo para dizer certas coisas que nas outras não cabe. Toda noite, duzentas milhões de pessoas sonham em português. Algumas delas estão neste filme.


Ficha Técnica

Direção
Victor Lopes

Equipe Técnica
Produção executiva: Renato Pereira, Suely Weller, PauloTrancoso e Rodrigo Letier
Roteiro: Ulysses Nadruz e Victor Lopes
Fotografia: Paulo Violeta
Som direto: Paulo Ricardo Nunes
Assistente de direção: Julia Moraes
Montagem: Pedro Bronz e Piu Gomes
Pós-produção: Leonardo Domingues e Sérgio Marini
Ano de produção: 2003



BENDITO FRUTO



Diretor: Sergio Goldenberg

Um acidente com uma tampa de bueiro provoca o reencontro de dois antigos colegas de escola: o cabeleireiro Edgar e a viúva Virgínia.  De férias na cidade, Virgínia inicia um divertido jogo de sedução que perturba o casamento não assumido do cabeleireiro com a empregada Maria. Funcionárias do cabeleireiro, Telma e Choquita testemunham os acontecimentos que mudam a rotina do pequeno salão em Botafogo, no Rio de Janeiro. Lembranças, desejos ocultos e segredos inconfessáveis vêm à tona quando o filho de Maria retorna ao Brasil. 




Ficha Técnica

Direção
Sérgio Goldenberg

Elenco
Otávio Augusto
Zezeh Barbosa
Vera Holtz
Lúcia Alves
Camila Pitanga
Eduardo Moscovis
Enrique Diaz
Evandro Machado

Equipe Técnica

Roteiro: Rosane Lima e Sérgio Goldenberg
Direção de fotografia: Antônio Luís Mendes
Direção de arte: Cláudio Amaral Peixoto
Direção de atores: Enrique Diaz
Figurino: Angéle Fróes
Trilha sonora: Fernando Moura
Produção executiva: Beth Formaggini
Som: Paulo Ricardo Nunes
Diretora de produção: Martha Ferraris
Ano de produção: 2002


BRASILEIRINHO



Diretor: Mika Kaurismäki

Brasileirinho, documentário musical de longa-metragem, mostra a vitalidade atual de um dos mais originais estilos musicais do Brasil, o Choro. Sendo a primeira música instrumental genuinamente brasileira, o Choro tem evoluído nos últimos 130 anos para uma forma fascinante de música tropical contemporânea.

Em Brasileirinho se apresentam alguns dos mais renomados músicos e intérpretes da atualidade, como Yamandu Costa, Paulo Moura e Guinga, entre outros. Seus depoimentos, unidos aos belíssimos números musicais remetem à compreensão da história desse gênero e demonstram o jeito autenticamente brasileiro de tocar o Choro.br>
Mais informações sobre o filme no site http://www.brasileirinhofilme.com.br/

Ficha Técnica

Direção
Mika Kaurismäki

Elenco
Trio Madeira Brasil
Yamandú Costa
Guinga
Zezé Gonzaga
Paulo Moura
Elza Soares e
grande elenco musical

Equipe Técnica

Produtores: Bruno Stroppiana & Marco Forster
Roteiro: Marco Forster, Marcello Gonçalves e Mika Kaurismäki
Diretor Musical:  Marcello Gonçalves
Diretor de Fotografia: Jacques Cheuiche, abc
Montagem: Karen Harley
Produtor Executivo: Bill Fogtman
Produtora: Studio Uno Produções Artísticas Ltda.
Ano de produção: 2006



ATABAQUE NZINGA



Diretor: Octávio Bezerra

O filme é todo tecido sobre a teia da percussão, desde o toque ancestral da religião Candomblé até a música contemporânea Afro-brasileira. As performances de Lia de Itamaracá, das meninas bahianas da Banda Didá de percussão, dirigidas musicalmente pela batuta do maestro Naná Vasconcelos, retratam um Brasil mestiço que ginga protegido pela rainha Nzinga.






Ficha Técnica

Direção
Octávio Bezerra

Elenco
Taís Araújo
Lea Garcia
Naná Vasconcelos
Paulão
Paschoal Villaboim
Mestre Leopoldina
Nestor Capoeira

Equipe Técnica

Argumento original: Rose La Creta
Roteiro: Rose La Creta e Octávio Bezerra e a colaboração de Amílcar Claro
Diário Poético: Elisa Lucinda
Diretor musical: Naná Vasconcelos
Diretor de fotografia: Hélio Silva e Guerrinha
Câmera: Tuta, Guerrinha e Renato Laclette
Diretor de arte: Kátia Alexandria
Figurinos: Beto e Anne Gaul
Operador de som: Juarez Dagoberto
Montagem: Sueli Nascimento
Produtoras executivas: Ana Giannasi e Rose La Creta
Ano de produção: 2007



KENOMA



Diretor: Eliane Caffé

Habitada por camponeses, garimpeiros e pequenos comerciantes, Kenoma é um desses muitos vilarejos que ainda hoje transpiram um modo de vida primitivo, quase medieval.

Entre os habitantes, destaca-se Lineu, um artesão que se dedica há vinte anos a um único propósito: a reforma de um velho moinho abandonado. Não haveria nada de surpreendente nisso, não fosse a idéia vertiginosa de transformar a engrenagem do moinho em uma máquina capaz de produzir constantemente, sem necessidade de combustível: o moto-perpétuo.

Em sua luta quixotesca, Lineu não investe apenas contra as leis da física - que frustam cada uma de suas tentativas - , mas também contra os anseios e artimanhas de Gerônimo, dono do moinho e, consequentemente, principal opositor de sua invenção.

Ficha Técnica

Direção
Eliane Caffé

Elenco
José Dumont
Enrique Diaz
Jonas Bloch
Mariana Lima

Equipe Técnica

Roteiro: Luiz Alberto de Abreu e Eliane Caffé
Produtor: Alain Fresnot
Produção executiva: Van Fresnot
Fotografia: Hugo Kovensky
Som direto: Nério Barberis
Direção de arte: Clóvis Bueno
Direção de produção: Fabiano Gullane e Caio Gullane
Cenografia: Vera Hamburger
Assistente de direção: Inês Mulin
Figurino: Moacyr Gramacho
Montagem: Idê Lacreta
Música: Grupo Uaktí
Ano de produção: 1998


MESTRE LEOPOLDINA A FINA-FLOR DA MALANDRAGEM



Mestre Leopoldina, exímio mestre capoeirista é também músico, compositor, cantor de músicas de capoeira e showman. Malandro de primeira hora, cultiva o estilo até hoje.
O documentário Mestre Leopoldina, a Fina Flor da Malandragem, narra sua vida, de vendedor de bala na Central a Mestre de Capoeira reverenciado mundialmente, tendo o próprio como mestre de cerimônia. Leopoldina nos conduz através de uma série de encontros com amigos, antigos parceiros e lugares importantes em sua vida. Sua visão de mundo e sua relação com a malandragem transparecem em suas histórias e suas músicas.



Ficha Técnica

Argumento / Roteiro
Jorge Itapuã Beiramar

Direção de Fotografia
Renato Laclette

Direção Musical
Mario Moura

Edição
Karen Akerman

Produção e Direção
Rose La Creta



QUASE DOIS IRMÃOS



Diretor: Lucia Murat

Quase dois irmãos é a história, em três diferentes décadas – anos 50, 70 e atualidade - de Miguel e Jorge e dos dois mundos que os cercam: o da classe média e o da favela do Rio de Janeiro, que, diferente da maior parte das cidades, têm uma relação física muito próxima. Contado de uma forma não cronológica, o filme vai mostrar todas as contradições desses mundos tendo como pano de fundo a cultura popular.






Ficha Técnica

Direção
Lucia Murat

Elenco
Caco Ciocler
Flavio Bauraqui
WernerR Schuneman
Antonio Pompeo
Maria Flor
Renato Souza

Participação especial

Luis Melodia
Marieta Severo

Ficha Técnica

Argumento e produção: Lucia Murat
Produção: Taiga Filmes
Co-produção: Ceneca Proucciones e TS Productions/Chile e TS Productions/França
Diretor de fotografia: Jacob Solitrenick
Produção executiva: Ailton Franco Jr e Branca Murat
Roteiro: Lucia Murat e Paulo Lins
Montagem: Mair Tavares
Edição de som: Simone Petrillo
Som direto: Sivlio Da-Rin
Mixagem: Emanuel Croset
Música: Naná Vasconcelos



NO MEIO DA RUA



Diretor: Antonio Carlos Fontoura

Conhecida como “a cidade partida”, o Rio de Janeiro aproxima em sua geografia os habitantes à beira mar de alta renda dos favelados dos morros, mas separa-os com uma verdadeira barreira invisível de preconceitos e ressentimentos, colocando em pólos opostos os moradores mais e menos favorecidos da cidade.

O filme, uma verdadeira fábula urbana em torno do encontro num sinal de trânsito de um menino rico com um menino malabarista, enfoca com emoção a profunda e verdadeira aproximação destas duas crianças, superando a barreira social que as divide e separa.



FICHA TÉCNICA
Filme: No Meio da Rua, Brasil, 2006
Direção: Antonio Carlos da Fontoura
Roteiro: Antônio Carlos da Fontoura
Fotografia: Alziro Barbosa
Elenco Principal: Guilherme Vieira, Cleslay Delfino, João Antônio Jamaica, Tarcísio Filho, Flávia Alessandra, Maria Mariana Monnerat,
Elenco Coadjuvante: Leandro Hassun, Marcelo Escorel, Christina Ferro, Samuel Melo, Diego Ahumada, Bruno Gomes, Camila Monteiro, Bruna Pereira, Luellen Castro, Hygor Barbosa, Gustavo Pereira, Danielle Alves
Gênero: Drama